10 de out de 2008

Medidas de tempo

Medidas de tempo


Introdução
É comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo:
Qual a duração dessa partida de futebol?
Qual o tempo dessa viagem?
Qual a duração desse curso?
Qual o melhor tempo obtido por esse corredor?
Todas essas perguntas serão respondidas tomando por base uma unidade padrão de medida de tempo. Marcel já sabe que o relógio é um instrumento utilizado para medir o tempo.
Ex: Uma sexta, Marcel foi ao cinema com os seus amigos.
Saímos de casa às 3 horas e meia.
O filme começou às 4 horas e terminou as 5 horas e meia.
Outras importantes unidades de medida:
mês (comercial) = 30 dias
ano (comercial) = 360 dias
ano (normal) = 365 dias e 6 horas
ano (bissexto) = 366 dias

semana = 7 dias
quinzena = 15 dias
bimestre = 2 meses
trimestre = 3 meses
quadrimestre = 4 meses

semestre = 6 meses
década = 10 anos
século = 100 anos
milênio = 1.000 anos



Exercícios
1- Agora ,responda na sua folha.
a) Quanto tempo eles levaram para chegar ao cinema?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................b) Qual é o tempo de duração do filme?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Observe os horários representados nos relógios com ponteiros, e em seu caderno,escreva como você veria esses mesmos horários em relógios digitais:



................................ .................................

................................... ................................



4- Quanto tempo que você leva para escovar os dentes e lavar as mãos?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
5- Quanto tempo você leva para se vestir?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................







Medidas de tempo


Introdução
É comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo:
Qual a duração dessa partida de futebol?
Qual o tempo dessa viagem?
Qual a duração desse curso?
Qual o melhor tempo obtido por esse corredor?
Todas essas perguntas serão respondidas tomando por base uma unidade padrão de medida de tempo. Marcel já sabe que o relógio é um instrumento utilizado para medir o tempo.
Ex: Uma sexta, Marcel foi ao cinema com os seus amigos.
Saímos de casa às 3 horas e meia.
O filme começou às 4 horas e terminou as 5 horas e meia.
Outras importantes unidades de medida:
mês (comercial) = 30 dias
ano (comercial) = 360 dias
ano (normal) = 365 dias e 6 horas
ano (bissexto) = 366 dias

semana = 7 dias
quinzena = 15 dias
bimestre = 2 meses
trimestre = 3 meses
quadrimestre = 4 meses

semestre = 6 meses
década = 10 anos
século = 100 anos
milênio = 1.000 anos



Exercícios
1- Agora ,responda na sua folha.
a) Quanto tempo eles levaram para chegar ao cinema?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................b) Qual é o tempo de duração do filme?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Observe os horários representados nos relógios com ponteiros, e em seu caderno,escreva como você veria esses mesmos horários em relógios digitais:



................................ .................................

................................... ................................



4- Quanto tempo que você leva para escovar os dentes e lavar as mãos?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
5- Quanto tempo você leva para se vestir?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................

Medidas de tempo


Introdução
É comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo:
Qual a duração dessa partida de futebol?
Qual o tempo dessa viagem?
Qual a duração desse curso?
Qual o melhor tempo obtido por esse corredor?
Todas essas perguntas serão respondidas tomando por base uma unidade padrão de medida de tempo. Marcel já sabe que o relógio é um instrumento utilizado para medir o tempo.
Ex: Uma sexta, Marcel foi ao cinema com os seus amigos.
Saímos de casa às 3 horas e meia.
O filme começou às 4 horas e terminou as 5 horas e meia.
Outras importantes unidades de medida:
mês (comercial) = 30 dias
ano (comercial) = 360 dias
ano (normal) = 365 dias e 6 horas
ano (bissexto) = 366 dias

semana = 7 dias
quinzena = 15 dias
bimestre = 2 meses
trimestre = 3 meses
quadrimestre = 4 meses

semestre = 6 meses
década = 10 anos
século = 100 anos
milênio = 1.000 anos



Exercícios
1- Agora ,responda na sua folha.
a) Quanto tempo eles levaram para chegar ao cinema?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................b) Qual é o tempo de duração do filme?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Observe os horários representados nos relógios com ponteiros, e em seu caderno,escreva como você veria esses mesmos horários em relógios digitais:



................................ .................................

................................... ................................



4- Quanto tempo que você leva para escovar os dentes e lavar as mãos?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
5- Quanto tempo você leva para se vestir?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui