10/10/2008

O NOME ROUBADO

O NOME ROUBADO


CENA: delegacia. Delegado na mesa. Entra o investigador

INVESTIGADOR _Seu delegado ,tem um caso ai fora que eu não sei resolver. Nunca vi uma coisa dessas.
DELEGADO _ Manda entrar .
INVESTIGADOR (grita para fora) _ Psssiu! Ô , seu! Psssiu!
HOMEM (humilde,entra) _ Dá licença?
INVESTIGADOR _Conta aí pro delegado.
DELEGADO _ Qual é o caso?
HOMEM _ O caso, doutor, é que fui assaltado ali na esquina e roubaram o meu nome.
DELEGADO _ Roubaram o quê?
HOMEM _ O meu nome,doutor.
DELEGADO _Roubaram o seu nome?
HOMEM _ Isso mesmo, seu delegado. E eu estou aqui para apresentar queixa.
DELEGADO _ Como é o seu nome?
HOMEM _ Eu não estou dizendo ao senhor que roubaram o meu nome?
DELEGADO ( para o investigador) _ Manda dar uma busca ai pela rua pra gente pegar esse ladrão.
INVESTIGADOR ( saindo) _ Pois não, seu delegado.
DELEGADO _ O senhor tem certeza de que roubaram o seu nome?
HOMEM_ Tenho ,doutor. Quando sai de casa eu estava com o meu nome. (...) Meu nome já estava usado,mas era de estimação. Foi um presente que minha mãe me deu no dia em que eu nasci.
DELEGADO _ Se o senhor ouvir o seu nome, o senhor se lembra?
HOMEM _ Certamente,doutor.
DELEGADO _ É nome estrangeiro?
HOMEM _ Não , senhor. Artigo nacional mesmo.
DELEGADO _ Será que é Pedro, João, José, Roberto, Paulo...
HOMEM _ Nenhum desses,doutor.
DELEGADO _ Vai ser difícil descobrir.
INVESTIGADOR ( chega, trazendo o ladrão) _ Peguei o ladrão ali na esquina!
HOMEM ( reconhecendo) _ Foi ele , doutor. Foi ele quem Roubou o meu nome!
DELEGADO _ Calma. ( para o ladrão.) Como é o seu nome?
LADRÂO _ Jorge.
HOMEM (exultante) _ Jorge! É esse o meu nome! Eu quero o meu nome de volta!
DELEGADO_ Devolva o nome dele já, seu canalha!
LADRÃO _ Esta bem, pode ficar com o seu nome.
HOMEM _ Obrigado, seu delegado. Qual quer coisa que o senhor precisar,pode me chamar. Meu nome é Jorge. Passa bem, seu delegado. ( Sai.)
DELEGADO ( para o ladrão) _ Agora vamos conversar. Seu nome Todo?
LADRÂO _ Mão de Cabrito.
DELEGADO _ Perguntei o nome.
LADRÃO _ Eu não tenho nome,doutor.
DELEGADO _ Vagabundo! Quando chegou aqui você disse que se chamava Jorge?
LADRÃO _ É que eu tinha roubado aquele nome pra mim. Mas o senhor mandou devolver.
Max Nunes. O pescoço da girafa.SP, campanhia das Letras,1998





















Por dentro do texto

Depois de ler o texto respondas as questões abaixo:
1) Quem escreveu o texto “O nome roubado”?
..................................................................................................................................................................................................................................................
2) Ele foi publicado em um jornal ou em um livro? Como você chegou a essa conclusão?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) A história do nome roubado é verdadeira ou inventada pelo autor do texto? Como você chegou a essa conclusão?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4- Porque você acha que Mão de cabrito roubou o nome Jorge?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................5-“Meu nome já esta sendo usado,mas era de estimação”. O que a personagem quis dizer com essa afirmação?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6- Porque o nome tem tanta importância? Para que ele serve?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.
Loading...

Psicopedagogia

Loading...

SEICHO-NO-IE

Loading...

PEDAGOGIA HOSPITALAR

Loading...

NOVOS EDUCADORES

Loading...

A EDUCAÇÂO VEM DE NÓS

Loading...

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

A educação num todo

Loading...

Amazon MP3 Clips

Entre aqui