5 de jul de 2008

Oração do Professor



Oração do Professor


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinare por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando tambémo sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus,pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!

A alegria de ensinar

ALEGRIA DE ENSINAR


O escritor relata no livro o fascino de ensinar, ele coloca que todos os educando ensinam com amor e alegria. E com tudo isso fica mais fácil de entender os problemas que eles mesmo passam. Devemos ser sábios e mostrar que ensinamos com alegria e com isso as crianças aprendam com satisfação e a consciência de que eles podem aprender tudo.
Que o professor sinta que os seus conhecimentos estão tocando o coração dos alunos com o se meto de ensinar.
Com tantos problemas a maior alegria é ir a escola, pois lá ele tem a satisfação de encontrar com seus amigos, e para as crianças o melhor é quando o professor fica doente e que não possa vim dar a sua aula.
O educando se preocupa mais com o cargo do que ensinar uma criança. O seu lado importa mais do que a ração de ensinar. Eles dão mais valor a política do que os seu interesses dentro da sala de aula.Não se importam se a criança esta aprendendo ou não.
Para um bom entendedor é que o próprio escritor dos apoios aos alunos do os professores com toda a razão. Pois os alunos são mascarados pelos próprios professores que se tem como objetivo de ensinar. Só que tem um simples problema eles estão mais preocupados com as notas. Mas nos perguntamos para que servem avaliação, se cada criança e jovens que saem da escola sem saber de nada do que aprenderam na escola.
Os educadores que ditam as regras, mas sempre são as mesmas coisas. Os professores não buscam novos caminhos para ensinar.Não fazem nada para transmitir curiosidade e também a vontade de ensinar.
O escritor descrevem de que todas as crianças passam ser úteis quando se tiram boas notas e quando passam no vestibular.
As pessoas param de ser , e passam a serem maquinas,e agem como se fossem uma maquina de conhecimentos.Elas não vejam o lado da importância de sonhar. Quando criança sonhamos conforme o tempo que vai passando, esquecem, para aprenderem o que nos educando queremos passar.
E muitas vezes deixamos de sonhar, e esquecemos da importância que é a nossa vida.Deixamos de dar valor aos nossos sentimentos e não esquecemos já mais da ração de sermos frios e não damos o valor que a criança mereça.
A escola esta preocupado de criar cidadão para que sirva algo no governo ou para a sociedade.Para a sociedade devemos ensinara a criança a ser útil . Nem que para isso tenhamos que matar os nosso sonhos. Pois a sociedade quer que cortem as nossas assas e paramos de voar para seguir uma sociedade que nos impede de sonhar e de impor as nossas idéias.
E isso impede que a criança cresça e deixando de lado a sua infância, não podendo brincar, na real estão deixando de ser criança.Isso que a sociedade esta fazendo com nossas crianças.
Isso que acontece dentro da sala de aula. O professor ensina a criança a ser seria, mas não vem só da escola, vem de casa, pois os pais colocam seus filhos desde novos a encarar o desafio que a própria vida impõe.
Onde fica o nosso conhecimento? O que aprendemos com a nossa vida. Agimos de acordo com a nossa mente.Tudo é captado ou memorizado, isso nos faz parar de pensar,pois hoje dia esta tudo pronto.
A única coisa que o escritor quer saber ate onde vai ? O que podemos fazer para mudar? Esta na hora do professor rever os seus conceitos.
Porque não mudar as atitude,faze que os aluno se interessam mais em aprender. Decorar não esta com nada o que o aluno quer é renovação.


Posted by Picasa

A importacia do ato de Ler



A IMPORTANCIA DO ATO DE LER
O livro “a importância do ato de ler” de Paulo Freire,relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na republica Democrática de São Tomé e Príncipe.
Ao mesmo tempo, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância critica da leitura na alfabetização,colocando o papel do educador dentro de uma educação,onde o seu fazer deve ser vivenciado,dentro de uma pratica concreta de libertação e construção da historia ,inserindo o alfabetizando num processo criador,de que ele é também um sujeito.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler veio dando na sua experiência existencial.Primeiro, a leitura do mundo pequeno mundo em que se movia; depois a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi leitura da palavra mundo. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras.
Os textos, as palavras, as letras daquele contexto em cuja percepção experimentava e quando mais fazia,mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa serie de coisa de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles,na sua relação com os seus irmãos mais velhos e com os seus pais.
Pode-se dizer que a alfabetização funcional tem por objetivo proporcionar condições efetivas para que os indivíduos possam enfrentar com competência satisfatória as diversas situações que o mundo lhe propõe.Diante das questões do mundo físico, moral, afetivo, intelectual e social do individuo, o recurso ao texto escrito aparece como uma opção eficaz para a busca das respostas.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler,de escreve-lo ,e transforma-lo através de uma pratica consciente.
A alfabetização funcional se associa à idéia de educação permanente, com uma ênfase marcante nas questões da etapa da pós- alfabetização ,entendida como etapa de consolidação da habilidade adquirida na fase da alfabetização,através da aplicação dessa habilidade.
Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem,carregadas as significação de sua experiência existencial e não experiência do educador.
A escrita é considerada um marco de passagem da pré – historia para a historia. È principalmente a partir do registro escrito que se recompõe a forma de vida de um povo em uma determinada época.
A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações ,que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concreta possibilitava aos grupos populares uma leitura da leitura anterior do mundo antes da leitura da palavra.O ato de ler implica na percepção critica, interpretação e re-escrita do lido.
Mais uma vez a escola – e a pedagogia – deve repensar as suas praticas,tendo por horizonte um povo país que se descortina e por referencial as novas descoberta as investigações na área da leitura e escrita.
Patrimônio das antigas sociedades tradicionais e autoritárias, a pedagogia parece carregar, ainda hoje, o signo da imposição, pois vem sempre associada a sistemas fechados, conceitos rígidos ,modelos prontos e formulas acabadas.
São todos representantes de uma corrente histórica da alfabetização escolar que acabaram por definir os princípios metodológicos básicos da aprendizagem da leitura e escrita, tal como foi concebida pela escola.
Para Freire falar de alfabetização de adulto e de biblioteca populares é falar,entre muito outros,do problema da leitura e da escrita. Não da leitura de palavra e de sua escrita em si próprias ,como se lê-las e escreve-las, não implicasse uma outra leitura da realidade mesma,para aclarar o que chama de pratica e compreensão e re-escrita do lido.
Uma característica marcante dessas novas idéia é que,tal como ocorre na aprendizagem da fala , a leitura também parece ser uma apropriação pessoal decorrente da vivência de situações diversificadas de uso da escrita:é nos encontros funcionais promovidos pelo meio ambiente em que vive que a criança inicia progressivamente a construção da sua maneira de ser leitor, processo que teve seu inicio bem antes de sua chegada à escola.
Do ponto de vista critico é tão possível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo e político.Quanto mais ganhamos esta clareza através da pratica, mais percebemos a impossibilidade de separar a educação da política e do poder.
Nesse sentindo,o processo de alfabetização escolar coloca o numero significativo de crianças em desvantagem em relação a outras ,que já desenvolveram concepções mais elaboradas sobre a escrita.
A relação entre a educação enquanto subsistema e o sistema maior são relação dinâmica contraditória. As contradições que caracterizam a sociedade como esta sendo, penetram a intimidade das instituições pedagógica em que a educação sistemática se esta dando e alterando o seu papel ou seu esforço reprodutor da ideologia dominante.
O que devemos fazer então enquanto educadoras ou educadores, é aclara assumindo a nossa opção que é política, e ser coerentes com ela na pratica.
Só os educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato e ser educado pelos os educandos.
Uma visão da educação é na intimidade das consciências, movida pela bondade dos corações,que o mundo se refaz. É já que a educação modela as almas e recria corações ela é alavanca das mudanças sociais.
Todo esforço que vem sendo feito em São Tomé e Príncipe na pratica da alfabetização de adultos como na da pós-alfabetização se orienta neste sentido.Os caderno de cultura popular vem sendo usados pelos educandos como livros básicos,com exercício chamados Praticar para o Aprender.A linguagem dos textos é desafiadora e não sloganizado . O que se quer é a participação efetiva do povo enquanto sujeito na reconstrução do país , a serviço de que a alfabetização e a pós- alfabetização se acham. Por isso mesmo o caderno não são nem poderiam ser livros neutros ,é a participação critica e democrática dos educandos no ato de conhecimento de que são também sujeitos. É a participação do povo no processo de reinvenção de sua sociedade,no caso a sociedade são tomense, recém - independente do jugo colonial,que há tanto tempo a submetia.
Compreendi com a leitura do livro nos educadores para melhorar a nossa pratica devemos começar a avalizar que a importância do ato de ler, não esta na compreensão errônea de que ler é estudar a bibliografias,sem realmente serem lida ou estuda. Devemos sempre ir a busca de novas técnicas, para que favoreçam mudança na pratica de ensino.





Posted by Picasa

Uma reflexão sobre o uso da matematica

UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMATICA
Ao compreender as dificuldades encontradas pelos os educadores de matemática ao se proporem uma aula com novas alternativas para o uso da dinâmica. Isso é conhecido como uma proposta inovadora que garante a motivação entre os alunos preparando-o os alunos para enfrentarem os novos desafios da matemática.
Deixando-nos nos levar através de uma experiência que demonstrou formações na perspectiva onde que não focadas e nem traçadas proporcionando a criação de uma reflexão nas dificuldades encontradas pelos educando e pelos os novos educadores que irão desenvolver novas atividades requisitando uma nova visão ao uso da matemática.
Nas realizações de projetos desafiadores que se apresentavam em elaborar as prospostas de ensino nas atividades que se envolvem tanto os alunos no ensino da matemática.Foi necessário se chegar a uma decisão que se se pode envolver o aluno de uma maneira pratica e prazerosa para os alunos e professores.
Chegamos numa simples conclusão para apreendermos a lidar com a matemática. Se nos chegamos a compreender a lidar com os tijolos, poderíamos perceber que nem sempre iram sair na mesma estrutura. E para se construir uma casa é necessária calcular a largura do terreno,a quantidade de tijolos que seria produzido,calcularem o comprimento do tamanho da parede da casa, tudo isso necessita ser calculado. Nota-se que tudo isso tem o conteúdo matemático que se pode ser explorado e trabalhado com as crianças.
A professora que se estiver com os registros de tudo que passou perante a evolução do projeto , que não se apresenta apenas um relatório, mas que se apresenta aquilo que se manteve o reconhecimento sobre o seu caminho percebido diante da identificação de questionar a respeito do que se é apontado dentro dos caminhos a serem solucionados para atender nas expectativas ao rumo de uma nova matemática a serem aprendido diante a compreensão do professor e aluno na resolução dos problemas a serem relevante na construção de maquete,ao se descobrir perante aos seus conhecimento nos diversos conteúdos matemáticos a serem descobertos alem daqueles a serem resolvidos.
A grande dificuldade de se apreender a matemática é que sempre tivemos uma concepção diferente de quando será era apresentada. Sendo considerada uma dor de cabeça , pois eram colocado em nossa cabeça de que a matemática era algo que se apreendia sem saber o porque que estávamos estudando a matemática.
Mas hoje temos a consciência de que se apreender a matemática estará compreendendo aquilo que se necessita para se fazer parte de uma sociedade que saiba o verdadeiro mecanismo de resolver qualquer situação que a vida nos propõe para nos resolver e é assim também na resolução da matemática diante dos seus problemas.
Cada vez mais vem crescendo o interesse dos professores pelo as matérias didáticos e pelos os jogos.O que se vê nesta questão que esta relativa aos temas mais procurados.
Os alunos ficam repletos de tantas novidades e os professores ficam maravilhados diante de tantas informações de um mundo novo e desconhecidos.Eles acham que encontraram a solução através do material.Para eles os jogos são as formulas do que eles precisam para acabar com os problemas que enfrentam durante o dia.
Os professores não sabem que através de jogos também encontraram problemas, pois nem todos os alunos gostam de jogos,e com isso eles devem ter clareza das razões pelas quais serão utilizados os jogos. Pois os jogos não deixam de ser uma arma importante na conquista da aprendizagem. Mas nem sempre será necessário usa-los diante ao processo de ensino.Isso o professor deve ter o conhecimento sobre esta realidade. Pois cada um tem o momento certo para despertar para apreender algo que oferecemos a eles.
Pelo o caráter motivador ou pelo o fato de serem ouvido falar ao ensino da matemática tem de se partir do concreto que ainda ou através dos jogos as aulas passam ser mais aproveitadas e que eles podem ficar mais alegres e que ate pode ser que os alunos irão gostar mais da matemática brincando.

O caminho da felicidade


O caminho para Felicidade
Um
homem perguntou a um sábio:-Senhor, tu que és sábio, podes dizer-me o que é felicidade?O filósofo respondeu:-Nunca poderia dizer-te. Posso indicar-te apenas o caminho que te levaria até ela.-Senhor, ficaria eternamente agradecido se fizesses este favor...O homem em sua sabedoria disse:-Pois bem:olha para frente! O que vês?-Vejo o mundo senhor.-Olha mais!Concentrando sua atenção, falou:-Vejo campos, serras, nuvens nos céus, bois pastando...O sábio insistiu:-Olha mais!-Nada mais vejo, senhor. Palavra, não vejo nada mais do que te disse.O filósofo, que entendia os limites da compreensão humana, respondeu:O segredo está em permitir que teu coração reconheça a felicidade naquilo que teus olhos vêem.

. Elogie ao menos três pessoas por dia;2. Assista ao nascer do sol pelo menos uma vez ao ano;3. Tenha um aperto de mão firme;4. Olhe as pessoas nos olhos;5. Cante no chuveiro;6. Gaste menos do que você ganha;7. Reconheça seus erros; Saiba perdoar a si e aos outros;8. Aprenda a conviver em grupo, você não está sozinho no mundo;9. Devolva tudo o que pegar emprestado;10. Trate a todos que você conhece, assim como gostaria de ser tratado.11. Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser tudo que ela tenha;12. Saiba guardar segredos;13. Sorria, não custa nada e não tem preço, o sorriso aformoseia o rosto;14. Não ore pedindo coisas, e sim sabedoria e coragem;15. Dê as pessoas uma segunda chance, você pode vir a precisar dela;16. Não tome nenhuma medida enquanto estiver zangado;17. Dê o melhor de si no seu trabalho;18. Faça sempre novos amigos;19. Não adie uma alegria;20. Viva cada instante como se fosse o último.

Ai que te o maior segredo da felicidade é sempre estar de bem com a vida. É nao nos deixar nos abater por coisas poucas.

Deus te quer sorrindo


A Mais Brilhante Estrela
Foi numa noite em que eu me sentia sozinha. Nessa noite, como sempre fazia, parei para olhar o céu, a lua estava tão linda que não pude deixar de admirá-la. Eu parecia hipnotizada por sua beleza, Por seu reflexo na água. Mas por um minuto, algo mais forte chamou-me a atenção: era uma estrela que brilhava mais forte que as outras. Parecia querer dizer-me algo, Mas eu era incapaz de entender E foi nessa hora que eu fiz um pedido àquela estrela. Pedi que troxesse um amor pra mim. E foi então que conheci a mais bela e brilhante estrela: VOCÊ!

Carinho
Carinho é fonte energética.Carinho é caminho de amor.Carinho nunca é demais.A afetividade é importante, sim.Pois, como um ser humano ainda imperfeito,ainda aprendiz, pode bastar-se a si mesmo? Não, amigos, a individualidade, sem dúvida,é direito de cada um de nós.Mas, em excesso, é egoísmo.Viemos aqui para aprender.Aprendizagem é sinônimo de troca de experiências,troca de energia,troca de informações, troca de afeto,troca e troca...Carinho é plumagem bonita,macia, gostosa de sentir.Quem dá afeto se fortifica;quem o recebe se acalma,se tranqüiliza,se equilibra.Carinho é sinônimo de amor, amigos. Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual.Criança precisa de amor para crescer psicologicamente,afetivamente e fisicamente saudável. Criança precisa de apoio e de muita troca. Portanto, também nós precisamos de afeto.Não esqueçam desse detalhe amigos:amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.Dêem e aceitem todo o tipo de afeto com verdadeiro amor...

Deus Te Quer Sorrindo
Deus está aqui neste momento.Sua presença é real em meu viver.Entregue sua vida, seus problemas.Fale com Deus.Ele vai ajudar você! Deus te trouxe aqui.Para aliviar os seus sofrimentos. É Ele o autor da fé,Do princípio ao fim De todos seus momentos.E ainda se vier, noite traiçoeira, Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo O mundo pode até fazer você chorar Mas Deus te quer Sorrindo Seja qual for o seu problema Fale com Deus, ele vai ajudar você, Após a noite sempre vem o dia., Deus é amor, não te deixará sofrer!
Posted by Picasa

Apoio Pedagógico


APOIO PEDAGÓGICO



Justificativa: Percebe-se de que alguns alunos que precisam de reforço durante um período para que eles possam conhecer e ter o dom para a leitura.

Objetivo:
Construir com as aulas de reforço para ajudar as crianças de primeira a quarta série que tenham dificuldade na leitura e na escrita. Colaborar com as crianças na produção dos deveres.

Objetivo específico:
· Ler histórias infantis;
· Fazer interpretação de Texto;
·Fazer releituras e novas escrituras da história;
·Confeccionar jogos didáticos para leitura;
· Elaborar fichas de leitura.

Fundamentos Teóricos:
O objetivo é propor uma sala de apoio pedagógico, para que os alunos possam ter o prazer de ler e de escrever na escola, que é contribuir para o enfrentamento do trabalho,muitas vezes solitários e individualizando, o isolamento e o despreparo dos que fazem a escola para lidar com a complexidade do contexto educacional marcado pela a demandas urgentes e preocupantes,tais como a distorção e abandono escolar.
Numa perspectiva de educação inclusiva, em cujos princípios nos ancoramos, repertório de cada professor/a é considerado um recurso rico para trocas de experiências com o objetivo de aperfeiçoamento da prática docente. Desta forma, as atividades de planejamento pedagógico devem se constituir um momento de compartilhamento de experiências docentes e de reflexão sobre a prática pedagógica com vistas a responder diversidade (étnica, cultural, econômica, social, e outras) existente na sala de aula, bem como aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos/as alunos/as.

Metodologia:
·Através de jogos Pedagógicos;
·Oportunizar aos alunos outras vivências de aprendizagem;
·Ajudar os alunos a fazerem as tarefas;
· Fazer leitura e produção textual
Recursos
· Sala especifica;
· Jogos;
· Livros infantis da biblioteca
Cronograma:
A aula de reforço acontecera 2 vezes por semana.
Avaliação.
Acompanhar o interesse do aluno com a aula e o rendimento dele perante o reforço.
Referências:
KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez,2002,17-19








Informações Pessoais





Objetivo: O meu objetivo é crescer para a vida. E fazer da sua empresa como se fosse a minha empresa.
Formação: 1998 á 2000 terminei o 2o grau na Escola Estadual Ângelo Escarpa. São João do Sul SC. E 2003 ingresse na faculdade no curso de pedagogia Unisul.São João do Sul SC
Certificados
Fórum Regional Educacional 30h/a
Motivação e Auto -estima para vencer 2h/a
Capacitação para Servidores públicos Municipais 80h/a

Curso de informática 100h/a
Treinamento para Servidores Públicos Municipais 80h/a
Orientação para Créditos 16 h/a

Curso de Sinais 50 h/a

Desafios na diversidade escolar 40h/a

Experiência

1996 –2003 Supermercado Friosul São João do Sul SC
2005 –2006 Amostra do Antigo Egito Porta Alegre RS

Patentes e Publicações:
Jornal Destaque em maio de 2000 Mamãe.
7.2 Jornal Destaque em junho de 2000 Namorar.
Jornal correio do Sul agosto de 2001 Amar.



Você nunca vai achar um amor como o meu


Você nunca vai achar um amor como o meu Você nunca mais vai achar, enquanto viver alguém que te ame, tão apaixonadamente quanto eu e você nunca mais vai achar, mesmo procurando em todo lugar, alguém que se importe como eu não, eu não tô me gabando, minha paixão até porque eu sou o único que realmente te ama e não tem mais ninguém! ninguém! mais ninguém! e você nunca mais vai achar, mesmo procurando pelo resto da vida alguém que te entenda como eu não, eu não estou tentando fazer você ficar, minha paixão até porque eu sou o único que realmente te ama e não tem mais ninguém! Ninguém! mais ninguém! você vai sentir falta do meu amor (você vai sentir falta do meu amor) você vai sentir falta do meu amor (você vai sentir falta do meu amor) você vai sentir falta, você vai sentir falta do meu amor você nunca vai encontrar outro amor como o meu alguém que precisa de você, como eu não, eu não tô me gabando, minha paixão mas eu sou o único que realmente te ama e não tem mais ninguém! e não tem mais ninguém! ninguém! não tem mais ninguém! você vai sentir falta do meu amor (você vai sentir falta do meu amor) você vai sentir falta do meu amor (eu vou sentir falta do seu amor) você vai sentir falta do meu amor (eu vou sentir falta do seu amor
Só mais um minuto...No limite de suas forças, um homem atentou contra a própria vida com uma arma de fogo.Ouvindo o tiro, o vizinho entrou naquele apartamento, e, ao lado do corpo, encontrou, uma carta assim escrita: "Não deu para suportar. Passei a noite toda como um louco pelas ruas. Fui a pé..., pois não tinha condições de dirigir. Perdi meu emprego por injustiça feita contra mim. Nada mais consegui. Ontem, me telefonaram, avisando-me que minha casinha no campo havia sido incendiada. Estava ameaçado de perder este apartamento, por não ter conseguido pagar as prestações por falta de condições financeiras. Só me restou um carro, tão desgastado que nada vale. Afastei-me de todos os meus amigos, com vergonha desta humilhante situação, e agora, chegando aqui em casa, não encontrei ninguém. Fui abandonado e levaram até as minhas melhores roupas! Aquele que me encontrar, faça o que tiver que ser feito, perdão". O vizinho dirigiu-se ao telefone para chamar a polícia, quando esta chegou, viu que havia um recado na secretária eletrônica. Era a voz da mulher do morto, dizendo o seguinte: "Alô, amor, sou eu! Ligue para a firma! O engano foi reconhecido, e você está sendo chamado de volta ao emprego na próxima semana. O dono do apartamento disse que tem uma boa proposta para não o perdermos! Estamos na nossa casinha de campo. A história do incêndio era trote! Isso merece uma festa, não merece? Nossos amigos estão vindo para cá. Um beijo!
Ah, já coloquei suas melhores roupas no porta-malas do seu carro vem!”Pois é, no último minuto, reflita só mais um minuto! Por favor, nunca perca a esperança, por piores que sejam as circunstâncias. JESUS É MAIOR!A promessa de Deus é essa: "Não temas, pois eu estou contigo; não te assustes, pois eu sou seu DEUS".

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui