9 de fev de 2009

A Arte

A Arte
É uma criação humana com valores estáticos, colocando os seus sentimentos, história e emoção em sua escultura.
Como todo esse conjunto, o homem realiza grandes obras como: dança música, teatro, cinema, desenho, escultura e muitos outros.
A arte pode ser vista de três maneiras:
- Visualizada
- Ouvida
- Mistas (as duas ao mesmo tempo).
A arte popular é a criação vinda de atividades artísticas relacionadas a um povo e a sua escultura.
Geralmente, eles criam objetos decorados, utilitários, religiosos, roupas e etc.
A produção artesanal de forma geral é uma arte popular, feita para suprir as necessidades do artista e da comunidade.


A Arte Grega
A arte grega, assim como em outros lugares, é a representação da realidade, cuja manifestação é sempre precária e fragmentada. O povo grego cultivava a arte pela arte, porque o cidadão pertencia, antes de mais nada, à política e menosprezava a sua dignidade se fizesse da arte uma produção, um meio de sustento. Para os helênicos, a natureza era a norma e a ciência dava a virtude. Na Grécia, a beleza e a racionalidade do universo eram as manifestações mais elevadas do Bem.
Durante o segundo milênio aC, vieram da Ásia Menor povos indoeuropeus, que iniciaram o período Minóico. Partindo de Creta, espalharam sua cultura com muita facilidade devido ao comércio marítimo. Uma era de invasões, emigrações e conflitos acabou com a civilização pré-helênica dos últimos séculos deste milênio. A invasão dos dórios marcou a transição da Idade do Bronze para a Idade do Ferro. Deste modo, reuniram-se todos os ingredientes que eram necessários para a formação do que viria a ser a Grécia Clássica, começando, assim, o período arcaico.
O estilo geométrico surge no primeiro período da arte grega (1000 – 700 aC). Percebe-se uma disputa entre linhas retas e curvas. Este novo estilo, o Arcaico, mostra-se claramente na cerâmica e na arquitetura. De maneira limitada e repetitiva, surgem as figuras de animais e monstros mitológicos, além de imagens do homem nu, o atleta, e da mulher vestida, lembrando uma deusa.
Ao que se refere às terracotas, os gregos aprenderam esta arte por volta do século VII aC, manifestando-a principalmente com a figura feminina. A última fase da cerâmica geométrica produziu grandes vasos de um estilo robusto, bastante conhecidos, que prestava a maior atenção à pintura de homens e animais. Durante o século VI viu-se um considerável progresso e surgiram os mais grandiosos exemplares da cerâmica de figuras negras, desenhadas com um verniz opaco e muito escuro.
A invasão da Grécia pelos persas e as lutas que os gregos tiveram que enfrentar destruíram grande parte da arte arcaica. Após as guerras, Atenas foi reconstruída. A proeza da vitória foi devida aos deuses, o que ocasionou a construção de inúmeros templos, que juntamente com as novas estátuas, indicam a familiar fisionomia do período Clássico (480 aC). A arte grega desta época mostrou-se naturalista. Por um princípio estético, o corpo humano nu se percebe como uma construção, com suas linhas muito claras.
Arte Cênica
Muitas vezes as apresentações as arte cênica, acontece em ruas e praças.
A arte cênica é formada por um grupo, onde eles se reúnem para fazer apresentações em lugares com espaços restritos e também para um grupo exclusivo.
A arte cênica pode ser divididas em 4 gênero:
- Trágico
- Dramático
- Cômico
- Musical
- Dança


















Cinema

A primeira cessão de cinema aconteceu num café de Paris em 28 de dezembro em 1895. Era por meio de imagens projetadas na luz, reproduziam-se os meios de movimentos de seres humanos e animais.
Em Nova York, e 1913, surgiu a primeira sala construída para a projeção de filmes. Em 1927, foi criado o Oscar pela Academia de Artes e Ciências cinematográficas de Holly Wood (EUA).
O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras.
O cinema é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma mais ágil para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estáticas, narrativas ou não, com esta técnica.





Cores
A ciência que estuda a medida das cores é chamada de calorimetria. A calorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.


Cores Primárias

As cores primárias são vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
Cores secundárias

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cores terciárias

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores neutras

As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada sendo que as cores neutras têm pouco reflexas. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.









Desenho


É o meio pelo qual se cria uma imagem. O desenho é uma arte e técnica de representar ou criar formas utilizadando materiais variados como: lápis, pincel, carvão, caneta e etc.
E movendo um desses materiais, vai surgindo pontos, linhas e formas planas. Geralmente são feitos sobre o papel ou outra superfície, o resultado deste processo é o conhecido como desenho.
O desenho envolve uma atitude do desenhista em relação à realidade. O desenhista expressa os seus sentimentos, a sua vida, através do desenho.








Desenhos em Quadrinhos



Em Portugal desenho em quadrinhos, é conhecido como Banda desenhada (BD) e já no Brasil é História em quadrinhos (HQ).
É uma arte em forma de texto e imagens e tem o objetivo de narrar histórias de vários gêneros e estilos. São textos que tem uma linguagem direta, característico da língua falada. Geralmente, essas artes são publicadas em mini livros, jornais e outros.
Os objetivos que nutrem este trabalho, é de analisar as características do texto falado na linguagem das histórias em quadrinhos (HQ), verificando de que forma a oralidade é representada em texto escrito e, ainda, de que maneira os elementos das (HQs) são representados no auxílio da compreensão da narrativa.
Os desenhos em quadrinhos (HQs) já fascinam os jovens há muito tempo.

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O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.
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