9 de fev de 2009

Em relação ao texto educação escolar e cultura:

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: NIALVA
ALUNA: MILENA BORBA


Em relação ao texto educação escolar e cultura:

1- Leia o texto o conceito de cultura elaborada por Faundez, para podermos compreender melhor esta questão:

“A identidade cultural de um povo renova –se e se enriquece em contato e valores de outros povos”.
Por tanto destaque do texto:

a) Conceito de multiculturalidade.

R= Multiculturalismo é um termo típico do mundo globalizado que tem como objetivo lutar contra a intolerância e a favor das políticas publicas,garantindo , assim os direitos a pela diferença, afinal existe muitas maneiras de se viver a vida em sociedade, e o mais importante é aprendemos com o outro respeitando em sua totalidade.

b) A dinâmica intercultural supõe a promoção de um autentico dialago entre culturas.
R= Exige reconhecimento mútuo, convivência entre pessoas e grupos originados de distintas culturas, sendo capazes de assumir, sem romantismo e idealismo, a riqueza, tensões e conflitos inerentes a esse relacionamentos.

2- Infelismente, se eu te puser numa escola vão fazer você rejeitar a sua classe social, ao ladinizar, você quer dizer que isto eu não quero para você, por isto não te coloco na escola.
R=Este tipo de assunto levanta qualquer duvida sobre a forma de dramática, os temos das relações entre escola e a cultura (s). Muitos grupos sociais vivam inquietação semelhantes, algumas vezes sem poder explicita-la com muita precisão porém, conceito de que há , com excessivamente frequênciado, uma ausência da conezão entre o universo escolar e as culturas (s) de seus atores e do contexto em que se situa.
3- Aplique os conceitos que considerar adequados justificando suas resposta:
a) O estudo é uma instituição que esta a serviço de todos;
R= Sim. Pois todo tem o direito de estudar, trata-se de uma perspectiva em construção que pessoal. Pois ensina as crianças a pensarem e colocar as suas idéias em praticas.
b) Isto é legal, portanto justo e legitimo;
R:Sim,pois o lugar de toda a criança e jovem é na escola.Toda criança e jovens tem o direito de estudar.O direito é para todos.

4- Analise o aspecto ideológico da seguinte afirmação.

“As diferenças sociais existem devido à diferença de natureza, talento e esforço”.
Por tanto, pode-se observar que geralmente são pobres Por serem incompetentes;
Preguiçosos, pouco esforçados.

R= Não concordo. Pois as pessoas julgam as pessoas sem saber, isso acontece não só fora da escola dentro da escola. Por tanto a ideologia que estudamos é formativo, cujo as funções de classes sociais, política e cultura... As sociedades julgam muitas as pessoas por elas não terem um.Isso faz uma ideologia por classe social. A ideologia é apagar as diferenças que existem entre a classes e fornecer ao membro sentimentos de igualdade social encontrando certos referencias.
5- Justifique a ideologia dos seguintes provérbios:
a) “De grão em grão a galinha encho o papo”.
R= O Princípio do Grão em Grão por si é apenas um filtro perceptivo, um conjunto de palavras que nos faz prestar atenção em algo de uma certa maneira, sob um certo enfoque. Bom mesmo é quando o usamos para algum propósito. Vamos ver alguns casos no nível individual, isto é, em que o maior beneficiado é você, e alguns outros nas dimensões sociais e ambientais, em que as vantagens podem ser pequenas no nível pessoal, mas significativas no nível coletivo.
b) “Cada um por si,Deus por todos”.
R: É um pensamento egoísta, quer dizer que ele esta pensando em si próprio. É que em consistem em contar realmente o que realmente aconteceu,durante a presença dos outros,mas no entanto vive pensando só em si própria.E por isso acaba se afastando do mundo ao qual pertence.

c) “Cada macaco no seu galho”.
R= Quer dizer que é um ditado egoísta que só pensam em si. Posso solicitar um exemplo: Na época de política que os políticos fazem promessa, mas na verdade ele não esta pensando no povo que vai votar nele. Mas em si própria que quer chegar ao poder.


6- Justifique o poema de Bertolt Brecht; “ Isso é natural”.
R= Temos, então, a primeira conclusão do que é o medo. O medo é uma força natural, não é o meu ou o seu medo, é o medo. O medo existe de forma independente das pessoas, ou seja, há algo em nós e também fora de nós que se chama medo, e que tem uma função na natureza como poderia ter o Sol, a Lua, a Água, a Terra ou qualquer elemento. O medo faz parte da natureza e tem como função proteger, por incrível que possa parecer. Resiliência é a idéia de que a gente cresce em função das adversidades da vida. Quem tem uma vida perfeita, sem conflitos, está pouco preparado para ter flexibilidade, idéias criativas para ultrapassar os obstáculos, transformar uma dificuldade em um desafio, lutar e aprender com isso. É desse jeito que o ser humano cresce. Porque adversidades, ao longo da vida, sempre virão. Temos de lidar com doença, assalto, perdas de todos os tipos.

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O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.
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