10 de jun de 2009

sarau da leitura 23-05-09









As crianças participando do sarau e o primeiro texto trabalhado foi: O menino das meias vermelhas.

O Menino das Meias Vermelhas
Carlos Heitor Cony
Todos os dias ele ia para o colégio com meias vermelhas. Era um garoto triste, procurava estudar muito, mas na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa.
Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava. Um dia, perguntaram porque o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade: "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela."
Os garotos retrucaram: "Você não está num circo! Por que não tira essas meias vermelhas e joga fora?" Mas o menino das meias vermelhas explicou: "É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levará com ela."

O que é um sarau da Leitura


Um sarau (do latim seránus, relativo ao entardecer) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias

sarau da leitura 23-05-09







Milena Lopes Borba









SARAU DA LEITURA








São João do Sul, SC
2009







Projeto Sarau da Leitura

1- Tema: Sarau da Leitura
2- Justificativa: Despertar o interesse nas crianças no mundo da leitura através das historias em quadrinhos. Uma forma de narrar a historia com varias imagens e personagens.
Verificar, através da leitura os elementos que constituíram as historias em quadrinhos na observação nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais. Lingüísticos e ate sonoros das produções audiovisuais.

3-Objetivos gerais
Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nos educando a competência leitora.
4- Objetivo Especificos
Incentivar ao habito da leitura;
Proporcionar as crianças o contato com as historias em quadrinhos através de diferentes oficinas apresentadas pelos os educadores;
Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo nas historia lido;
Estimular a produção textual de forma interdisciplinar;
Motivar o educando a pesquisar as datas comemorativas que fazem parte do contexto da escola;
Construir instrumental de registro de leitura escrita vividos na escola;
Realizar campanhas para ampliar o acervo de livros literários;
Utilizar diferentes recursos que motivem o aluno à expressão oral e escrita;
Criar um jornal na escola onde os alunos possam publicar as suas produções textuais, incentivando os alunos a descrever o livro lido.






4-Estratégia de Ação

É fazer com que os alunos apresentem suas historias através de uma oficina. E em cada oficina demonstre atividades com dinâmica e criatividade para todas as crianças com painéis ilustrativos sobre as historias e os personagens.
Mostrar que as leituras possam ser estimulantes a partir das situações concretas, para que os educandos possam saber o que estão lendo, para que, e com que objetivos estão lendo. Assim, serão capazes de atribuir sentido ao que lê.
A tal concepção de leitura e escrita permitem construir um enfoque novo, de modo que, educadores e educando possam ser leitores que contextualizam a sociedade.

5-Avaliação
O projeto sarau da leitura será sistematicamente avaliado junto a aos alunos e professores para que sejam percebidos os avanços em relação aos objetivos propostos e resolvidos eventuais impasses detectados em seu processo de execução. Aconteceram encontros mensais entre o responsável do projeto para o aperfeiçoamento desse trabalho.


LER È O PRAZER: O sarau é um incentivo a leitura e na produção textuais.

Á partir do pressuposto de que o texto literário tem o poder da autonomia do significado, onde se cria as próprias regras de comunicação entre o autor e o leitor, dando o incentivo as atividades no conhecimento dos livros encontrados na biblioteca da E.E. Básica Ângelo Scarpa junto a turma do primeiro, primeiro ano,segundo ano, terceiro ano,quarto ano e sétimo ano. Considerando as diversas modalidades recomendadas na literatura da área, com ênfase na mediação a leitura.
Desenvolvendo vários programas importantes como arte na biblioteca, formação de contadores de historia, uso de imagens na sala de aula, semana do livro e da biblioteca, entre outras coisas que se pode oferecer durante as atividades culturais em parceria com entidades e instituições ligada a educação e cultura, ligada na região,em nosso e no estado.
Dando a importância da leitura em todos os seus programas onde propõem explorar o livro e a literatura infanto- juvenil em todos os seus aspectos ( forma de narrativa,conteúdos, ilustrações, papel, formato), respeitando-se a relação entre texto e imagens.
Através da historia contada, em suas diversas modalidade, desde a encenação teatral ate o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema literário que vem sendo oferecido como atividades lúdicas.
Através da mediação a leitura procura –se trazer o livro como uma rotina que se incentivo ao habito de ler, permitindo a criança e ao jovem leitor , um amplo acesso ao material impresso, como forma de realização da leitura global, fiel ao texto em toda a sua originalidade e aspecto físico da obra, com o objetivo de abrir janelas e permitir que cada criança seja atraída pelo detalhe de narrativa ou ilustração que encarte a sua própria descoberta.

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui