14 de abr de 2010

O CASAMENTO DE CARLA E CLAÚDIO

O CASAMENTO DE CARLA E CLAÚDIO
(YANA TASSIS)

Carla, cabeleireira cuidadosa, casou com Cláudio, capoteiro. Coitadinho, completamente careca !
Construíram uma casa colonial confortável, na cidade de Caratinga, com cômodos claros, closet, cozinha, chaminé, cancela, celeiro, canil.
Criavam cachorros, carpas, capivaras, cutias.
Compraram cortinas, chapeleiro, camas, computador.
Carla, calçando chinelo, colocava cabides com camisas, coletes, camisolas, cordões, calças, cuecas, calcinhas, calções, cintos...
Creuza, copeira, católica cristã, chorava copiosamente cortando cebola. Cozinhando comida caprichada, como: coxinha cremosa, camarão com coco, carnes cozidas, croquetes, canapés. Completava com canjica, cremes, caju com calda, churros, cajá, carambola, caqui, cacau, coisas carameladas...
Cláudio, com calça de cambraia, camisa colorida, colete cinza, chapéu cobre, calmamente, cortava capim, consertava curral. Chicoteava o cavalo, Carlos, cavalgava correndo campos, canaviais.
Cláudio chegou carrancudo, chateado, comentando:
____Cruzes ! Cheiro catinguento ! Camarão cru ?
Carla começou a chorar.
Cláudio, carinhosamente, corrigiu-se consolando-a:
____Claro ! Como confundir costeletas cozidas com camarão cru ?
Comeram comida, continuaram com café, creme, chocolate, cerejas.
Cansados da comilança, cochilaram com o CD do Cazuza.
Carolina, criança caçula, cabelos castanhos, coloria cada coisa com crayon... Caiu da cadeira com a cabeça no chão.
Calamidade ! Correria... Choradeira... Cirurgia...Cicatriz...Coitada !
A campainha chamou.
Cansada, Carla chama Cláudio:
____Corra, o carteiro chegou com um cesto contendo correspondência confidencial, cobrança de cartão de crédito: Cobrir conta corrente !
____Credo ! Claro, caramba ! Confira a conta, Cláudio...
____Claro, a cirurgia da Carolina...
____Confesse, cretino, comprou consórcio de carro !
Camila, costureira, cunhada de Carla, casada com Calimério, cearense curandeiro, comentou como creditar a conta, criando curso de computação no calçadão (centro) da cidade de Curitiba.
O curso custa caro, claro !
Carla consolou o companheiro:
____Conseguiremos crédito.
Cristina, colega, comentava com Carla como consertar crise de casamento.
Concluíram:
____Conversando !!!







1) VOCÊ OBSERVOU ALGUMA COISA DIFERENTE NESSE TEXTO ? ESCREVA:_________________________________________________________

2) QUEM SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS ?__________E____________

3) QUAL É A PROFISSÃO DE:
CARLA ?__________________________________________________________
CLÁUDIO ?________________________________________________________

4) COMO ERA A CASA ONDE O CASAL VIVIA ?_______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________

5) ESCREVA O QUE:
CRIAVAM_________________________________________________________COMPRARAM_____________________________________________________
CARLA COLOCAVA NOS CABIDES__________________________________
__________________________________________________________________

6) QUEM ERA A COZINHEIRA ?_____________________________________
QUE PRATOS ELA PREPARAVA:
SALGADOS:______________________________________________________
_________________________________________________________________
DOCES:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) POR QUE CARLA FICOU CHATEADA E COMEÇOU A CHORAR ?______
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8) CLÁUDIO TENTOU DISFARÇAR E DEU UMA DESCULPA PARA O QUE DISSE A CARLA. O QUE ELE DISSE ?_________________________________
__________________________________________________________________
9) DEPOIS DE TUDO RESOLVIDO, FIZERAM AS PAZES E COMEMORARAM COMENDO E BEBENDO E OUVINDO MÚSICA.
COMPLETE:
COMERAM:_____________,___________,_______________E______________
BEBERAM _____________ E OUVIRAM AS MÚSICAS DO ______________.

10) QUAL FOI O ACIDENTE QUE CAUSOU O MAIOR CONFUSÃO E COM QUEM ELE OCORREU?_____________________________________________
__________________________________________________________________

11) QUE MENSAGEM CONTINHA A CORRESPONDÊNCIA QUE O CARTEIRO ENTREGOU NA CASA DE CARLA?________________________
__________________________________________________________________

12) ESSA CORRESPONDÊNCIA CAUSOU A MAIOR BRIGA ENTRE O CASAL. QUEM CONSEGUIU ENCONTRAR UMA SAÍDA PARA QUE O CASAL FIZESSE AS PAZAS FOI CRISTINA, UMA AMIGA. SEGUNDO ELA, QUAL É A FORMULA PARA CONSERTAR CRISE DE CASAMENTO?_____
__________________________________________________________________

13) ILUSTRE O TEXTO:











14) ESCREVA, RESUMIDAMENTE, A HISTÓRIA QUE ACABAMOS DE ESTUDAR:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CARDÁPIO

CARDÁPIO
SANDUÍCHES LEVES 2,50
Frango com salada
Frango com ovos
Presunto com queijo
Presunto com salada
Atum com salada
Atum com azeitona
Salaminho com salada

SANDUÍCHES QUENTES
Cachorro-quente 2,20
Pão, maionese, salsicha, molhode tomate.

Cachorro- quente especial 2,50
Pão, maionese, salsicha, molho de tomate,
Salsa, queijo derretido, batata palha.

SALADAS 3,50
Salada delícia
Repolho roxo, peito de frango, cenoura,
Maionese, milho verde, azeitonas, acom-
panha molho verdinho

Salada de salpicão
Frango, cenoura, milho verde,
Ervilhas, uva passa, pimentão,
Cebola, creme de leite, maionese,
Katchup, batata palha.
SUCOS DE FRUTAS
COPO (500 ML ) 1,80
Abacaxi
Caju
Limão
Maracujá
Melancia

REFRIGERANTES
COPO (500 ML)
Coca-cola
Guaraná
Fanta uva
Fanta laranja

DOCES 1,20
Bolo de coco
Bolo de chocolate
Beijinho
Cajuzinho
Brigadeiro
Bombom de ameixa
Bombom de nozes
Bombom trufado
Pudim





1) Que tipo de texto você acabou de ler ?_____
______________________________
2) Onde você costuma ler esse tipo de texto ?__
_______________________________________
_______________________________________
3) Na sua opinião, esse cardápio é de um restaurante ou de uma lanchonete ? Por que ?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
4)Em quantas partes está dividido o cardápio que você acabou de ler ?___________________
Como você descobriu isso ?________________
_______________________________________
_______________________________________
5) Pense e escreva algumas razões que justificam haver um cardápio numa lanchonete :
PARA O CONSUMIDOR________________
______________________________________
______________________________________
PARA O DONO DA LANCHONETE______
_______________________________________
_______________________________________ 6) Além dos nomes dos tipos de comida vendidos e do preço, que outras informações aparecem no texto ?______________________
______________________________________
______________________________________
7) Por que é importante apresentar esse tipo de informação ?____________________________
______________________________________
______________________________________
8)Uma feijoada ou lasanha poderia fazer parte do cardápio dessa lanchonete ?_____________
Por que ?______________________________
______________________________________
9) Faça uma lista do que você costuma pedir numa lanchonete:
________________ _______________
________________ _______________
________________ _______________
________________ _______________
________________ _______________
________________ _______________
________________ _______________





10) NOMEIE:

_____________________________

____________________________

___________________________

11) FORME FRASES:
_____________________________________
________________________________________
________________________________________

12) ESCRITA DIRIGIDA
1________________________________
2________________________________
3________________________________
4________________________________
5________________________________
6________________________________
7________________________________
8________________________________
9________________________________
10_______________________________
11_______________________________
12_______________________________
13_______________________________
14_______________________________
15_______________________________

13) DESENHE O ALIMENTO E A BEBIDA QUE TEM A SUA PREFERÊNCIA NA LANCHONETE:

A Casa sonolenta. (Andrey Wood)

A Casa sonolenta. (Andrey Wood)

"Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma avó, uma avó roncando, numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima
de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando,
numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro, tinha um gato. Um gato ressonando, em cima do
um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de
uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de
um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima
de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa
aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha uma pulga....
Seria possível?
Uma pulga acordada, em cima de um rato dormitando, um gato ressonando,
em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante,
numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada que picou o rato, que assustou o gato,
que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu
um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta,
onde ninguém mais estava dormindo.

Atividades:
 Pense em outro jeito de terminar a história. Faça no caderno.
 Marque apenas o quadro em que as personagens se encontram na sequência certa da história:


Pulga Pulga Pulga
Rato Rato Rato
Gato Gato Cachorro
Cachorro Cachorro Gato
Avó Menino Menino
Menino Avó Avó







 Responda; Refaça a leitura do texto.

1- Qual é o título e quem é o autor do texto?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Quais são os moradores desta casa?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
3- O que havia nesta casa?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
4- Como viviam os moradores desta casa?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
5- Qual foi o fato aconteceu que despertou todos da casa?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui