11 de ago de 2011

Segundo Sarau da Leitura





Pedagoga promove 2º Sarau da Leitura Infantil
Evento aberto a crianças é gratuito e tem por objetivo desenvolver o amor pela leitura desde a tenra idade.

Fernanda Guidi

São João do Sul – Antes de formar um cidadão, é preciso formar um leitor atento. Com este pensamento, a pedagoga Milena Lopes Borba promove o 2º Sarau da Leitura Infantil, que acontece no dia 03 de setembro, e que é voltado a crianças com idades de 05 a 12 anos. Segundo a pedagoga, que é pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais, a ideia do encontro surgiu da necessidade de despertar o interesse pela leitura desde as primeiras fases da vida da criança, para que nela seja construída uma pessoa com noções de cidadania e participação social: “As tecnologias do mundo moderno tem afastado progressivamente nas pessoas o hábito da leitura, resultando em jovens menos interessados na leitura, com vocabulário mais pobre, e consequentemente, menor participação no mundo democrático”, afirma a pedagoga, que diz que além de enriquecer o vocabulário, o amor pela leitura fomenta a obtenção do conhecimento, dinamizando o raciocínio e a interpretação, ferramentas imprescindíveis também para o mercado de trabalho.
“Muitas pessoas dizem que não tem tempo ou paciência para ler um livro, mas a verdade é que elas não possuem o hábito da leitura, que quando existe, passa a transformar o momento da leitura em uma forma de prazer, que pode ser obtido em qualquer hora e lugar, na rua, na fila do banco, antes de dormir”, diz.
Além de estimular a leitura, o 2º Sarau Infantil, que traz como tema o conto clássico “Chapeuzinho Vermelho”, e que deve contar com o apoio e a participação da professora de artes Fernanda, deve também ensinar as crianças a agir em situações de risco em seu dia a dia: “Utilizando a linguagem deste clássico, estaremos orientando as crianças sobre o risco de conversar com estranhos, entre outras coisas”, diz a professora, que nesta semana, recebeu a doação de vários livros para o sarau, de um doador anônimo. Também nesta semana, Milena encaminhou à Unicef o projeto do Sarau, no intuito de buscar a parceria da instituição, já que todo o trabalho é realizado de maneira voluntária.
O encontro com as crianças acontece no dia 03 de setembro, a partir das 14h30, na casa da professora, que fica na rua Anselmo Borba, 208, em São João do Sul. Para realizar o evento, Milena investe bastante dinheiro, e conta apenas com investimentos dela e a ajuda do pai. Qualquer doação de livro, material de papelaria ou até mesmo dinheiro é muito bem vinda. Interessados em investir no projeto contatar Milena pelos fones (48) 8849-2845 ou (48) 9906-5329.

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui