18 de set de 2011

feira do livro em Torres

 

 

 

 

 

 


A
Posted by Picasa

terça-feira, 13 de setembro de 2011Feira do Livro de Torres
"Uma intensa programação para adultos e crianças acontece a partir da próxima sexta-feira (16/9) integrando a 11ª Feira do Livro de Torres, que se estenderá até terça (20/9). O espetáculo cultural será realizado em tendas ao ar livre, na Praça Borges de Medeiros, localizada na Prainha. Uma das novidades deste ano é programação integrada às comemorações da 24ª Semana Farroupilha. A temática deste ano é a Literatura Construindo História que busca a valorização, resgate e incentivo da cultura, literatura e costumes tradicionalistas.
A anfitriã da feira é a professora Liége Frainer Barbosa e a patrona é escritora, Leticia Wierzchowisk, de Porto Alegre. Também participarão da feira os escritores gaúchos Tabajara Ruas, Paixão Cortês, Hermes Bernardi Jr, Dilan Camargo, Marcelo Carneiro da Cunha, Ana Cristina Vargas, Fernanda Carlos Borges, Elisabeth Brasil. A realização da Feira do Livro é da Prefeitura, Sesc, Ulbra Torres e SuperLivros. Os organizadores estimam a participação de 15 mil pessoas nos quatro dias de feira.
Muito mais do que vender livros, a iniciativa tem como objetivo incentivar o hábito da leitura. Durante os cinco dias de evento estão programados diversas manifestações culturais como contação de histórias, bate-papo com autor, sessão de autógrafos, apresentações artísticas, sarau de poesia, outras atrações.O funcionamento da Feira é das 9h às 21h. Na feira ainda haverá o Espaço Criança, Café da Feira, Espaço SENAC e Espaço Yazigi. O patrocínio é da Caixa Economica Federal e Associação da Indústria Moveleira de Torres. O apoio é do Senac, AVM Aventura, Escola Pastor Dohms, Yazigi, Câmara do Livro, Jamboo Viagens e Turismo, Gráfica TC, Compensados Pereira, Pedro Batista Imóveis, Nversos e Cultural FM.


Confira a programação completa no site www.torres.rs.gov.br/feiradolivro

O que é ser Pedagogo.

Há algum tempinho que acabei a faculdade de pedagogia, pela qual passei três anos da minha vida tentando entender à psicologia infantil, trabalhei alguns meses em cima da minha monografia, na qual, tinha o tema: A Psicanálise dos Contos de Fadas na Educação Infantil, não foi muito fácil, mais depois de três anos sem ter um pouco de vida pessoal e sem tempo estou aqui formada tentando algo que possa ser útil para minha formação.
Muita duvida tive, ao longo de minha formação, entre ela o papel do professor na vida de seu aluno pela qual reservo um pouco do meu tempo para trabalhar com vocês. Muitos me perguntam se vou lecionar aula, digo que não sei se um dia chegarei a enfrentar uma sala de aula, me perguntam então o porquê fiz o curso de pedagogia, descobri que o curso pelo qual sou formada me reserva muito mais do que uma simples sala de aula.
Voltando ao papel do professor agora sendo Pedagogo, para que e o porquê ter, ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Minha lista de blogs

e-mail para contato

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform

Entre aqui